quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sistema Solar

A Professora Ana Rita, da disciplina de Ciência, sempre elabora suas aulas visando o protagonismo dos alunos! Para trabalhar, com os alunos dos sétimos anos, o tema “Astronomia”, que é um tema que desperta muita curiosidade nos alunos, ela fez propôs várias etapas: Antes de iniciar o tema a professora questionou aos alunos sobre o que sabiam sobre o Sistema Solar e fizeram a produção de um texto coletivo, registrando as informações obtidas.  Depois eles estudaram através de imagens e diferentes textos informativos os astros que compõem o Sistema Solar em relação às características físicas (tamanho, temperatura, composição da atmosfera, movimentos de translação e rotação, quantidade de Luas, por exemplo), localização e distância do Sol e sobre o planeta-anão Plutão, inclusive o motivo do mesmo não ser mais considerado um planeta, após, construíram textos e participaram de uma atividade lúdica, esta com o objetivo de tratar o assunto de forma concreta, facilitando a aprendizagem do aluno. Prosseguindo, eles fizeram mais pesquisas complementares e com as informações eles construíram um “Atlas sobre o Sistema Solar” e maquetes para representá-lo. Para finalizar, houve a realização de uma dinâmica em que cada aluno representou um corpo celeste do Sistema Solar através de imagens e relato sobre as informações referentes do mesmo para uma mãe, que foi convidada a participar, que representou um viajante que queria conhecer o Sistema Solar, cujo tema é “Minha viagem ao Sistema Solar”. Para finalizar, eles fizeram uma autoavaliação e os alunos escreveram sua opinião em relação à dinâmica.


Depoimento da mãe, convidada a participar, Claudia R G G Martorano: “Achei muito interessante a apresentação do trabalho sobre o Sistema Solar, onde cada aluno representa um planeta, um satélite e todas as suas curiosidades. Além do trabalho em equipe, desenvolve no aluno a responsabilidade pelo papel assumido e quanto é importante cada um fazer a sua parte, para que aconteça uma boa apresentação. Tenho certeza que Rotação e Translação são movimentos que não serão esquecidos, pois basta lembrar da apresentação.”

Depoimento da aluna Laura M. de Souza – 7º A: “Nesse trabalho eu gostei muito, pois todos nós alunos tivemos a oportunidade de estudar cada pedacinho do nosso Sistema Solar, e dividir com a turma o que aprendemos a respeito. O mais importante que eu achei foi testar a nossa voz e falar alto em público, pois nessa parte todos nós temos vergonha. Eu também achei bastante dinâmico, pois ao falarmos sobre a rotação girávamos entorno de nós mesmos e ao falarmos da translação contornávamos do “Sol”. Essa foi uma das melhores partes. Depois de ter feito tudo, a roda de conversa foi divertida e pude ver o que cada um achou.”

Parabéns Professora pela dedicação de sempre e por mais este trabalho maravilhoso! A Equipe Gestora agradece aos alunos e a mãe que aceitou gentilmente o convite e participou das atividades.








quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Olimpíada de Língua Portuguesa - Fase Municipal

É com muito orgulho e satisfação que informamos que em nossa escola tivemos três textos selecionados na fase municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa!
Parabéns Professoras e alunos pelo belo trabalho desenvolvido!



Agora é só torcer e aguardar a próxima fase (etapa estadual)!
Boa sorte!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Replanejamento

Dia 29/08 todos os professores se reuniram para discutir ações que visam melhorias para a aprendizagem dos nossos alunos!
Os professores de língua portuguesa e matemática, após fazer o levantamento das Avaliações da Aprendizagem em Processo, dividiram com os demais professores quais habilidades e competências estão precisando de mais atenção e com isso, todos juntos, em um único Plano Ação vamos priorizar as melhorias na aprendizagem de todos!












Projeto “Nossa Língua Portuguesa”

O mural do Projeto “Nossa Língua Portuguesa” das Professoras Cláudia e Soraia deste mês de Setembro está um luxo!

As professoras aproveitaram a ida à Bienal e produziram um mural somente com marcadores de página! Ficou lindo e com mensagens encantadoras que nos deixam curiosos sobre os livros! Então... vamos ler!





Artigo de Opinião

A Professora Claudia, da Disciplina de Língua Portuguesa, para ensinar/construir o “Artigo de Opinião” com os seus alunos, preferiu “brincar”!
Ela seguiu as instruções da oficina sugerida pela Olimpíada de Língua Portuguesa e fez com seus alunos o “Jogo da Argumentação”. Após o término do jogo, cada aluno produziu o seu artigo de opinião. Parabéns professora, aprender brincando é muito mais divertido!





Diploma de "Bom Leitor"

As Professoras da Biblioteca Marilene, Valéria e Belmira continuam com o Projeto “Bom Leitor”. Este mês as alunas que receberam o diploma de Bom de leitor foram:

Gabriela Ferraz de Oliveira – 7º A
Deborah Esther Pinto – 7º A



Parabéns alunas pelo esforço e pelo ótimo exemplo! Vocês estão aprendendo mais e incentivando todos os alunos da escola!

O Grupo Gestor agradece a iniciativa das Professoras da biblioteca.

Comunicado aos Pais


7ª Olimpíada Fiocruz


A Professora Eliana V. Conquista, da disciplina de Geografia, convidou seus alunos para participarem da 7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz.
O resultado sairá apenas em Outubro, mas os alunos participantes já receberam seus certificados! Os alunos que participaram foram:

GABRIELA DE CARVALHO VENDRAMINI – Produção de Texto – Artigo de Opinião - 3ª B
MICHELE DA SILVA RODRIGUES – Produção de Texto – Artigo de Opinião -  3ª B
MONIK DA SILVA RODRIGUES – Produção de Texto – Artigo de Opinião - 3ª B
ESTHER TEIXEIRA LINO DA SILVA – Produção de Texto - Poema 3ª C
EDUARDO MARQUES – Produção de Texto - Poema 3ª C
RODRIGO MODOLO DUARTE – Produção Audiovisual - 3º D
WILLAMS DE FREITAS SOUZA – Produção Audiovisual -3ª D

Parabéns alunos pelo envolvimento com os estudos! Boa sorte! Estamos torcendo por vocês!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Um dia na escola do meu filho

Dia 23/08 aconteceu em nossa escola o evento “Um dia na escola do meu filho” e aproveitamos para finalizar o Projeto anual da UE: “Albertina na Copa 2014”.
Os pais e alunos foram convidados para as diversas exposições. Muitos trabalhos interessantes e atividades que prenderam a atenção dos visitantes.
Uma das regras do Projeto era que os visitantes deveriam assinar a lista de presença e indicar o aluno que estava prestigiando e a sala que ao final do evento apresentasse maior quantidade de visitantes, seria a campeã da Copa Albertina!
A sala vencedora foi a 1ª série E do período noturno. Eles apresentaram um excelente trabalho denominado “Filhos de Gana” sob as orientações do Professor Renilson.

O Grupo Gestor parabeniza a todos os professores e alunos que participaram e prestigiaram o evento!