terça-feira, 17 de junho de 2014

Publicação Intranet do Governo

 


A Professora Claudia ganhou destaque no Intranet do governo devido seu trabalho inovador em sala de aula!

Parabéns Professora, você merece!
 
 

Paródia orientada por professora ensina gêneros linguísticos

    

O poema tem muita emoção, e também muita diversão




Assim diz a paródia que mistura voz, som e movimentos sincronizados de alunos da 1º série do Ensino Médio da E.E Profa. Albertina Fortarel, em Jundiaí. A forma lúdica de aprender a diferença entre o texto em prosa e verso foi a maneira encontrada pela profa. Claudia Cortez para que os alunos memorizassem os gêneros linguísticos e os conceitos das principais figuras de estilo da nossa Língua Portuguesa.
"Com musicalidade a memorização fica mais fácil e é possível transformar o conceito em sequência didática", analisa a Professora Coordenadora do EF Eliana Conquista.

Para estudar a linguagem poética, a professora Claudia Cortez, desde o ano passado,  introduz conceitos das principais figuras de estilo e recursos sonoros para que os alunos produzam seu próprio poema. O trabalho começa quando ela divide a sala em grupos de seis a sete alunos, onde cada grupo escolhe a música que será feita a paródia. Eles produzem e apresentam não só para os colegas da sala, mas também para outras turmas da escola.

"O legal nesse trabalho é que a paródia serve como ferramenta didática que envolve a sala. Os alunos curtem fazer", comemora a professora Claudia.
A princípio os alunos ensaiam em casa durante duas semanas, e, depois, dias antes da apresentação, treinam os últimos ajustes na escola. Durante as apresentações, os trabalhos são analisados para conclusão do estudo do bimestre, e recebem reconhecimento tanto dos colegas como da equipe pedagógica.

 

O método passou a ser utilizado pela professora após tomar conhecimento por meio do filho de que na escola dele as professoras utilizam de recursos sonoros para os alunos memorizarem os estudos. 
"Houve grande envolvimento da sala. É um trabalho que eu pretendo repetir", finaliza a professora.