quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mostra de Arte 2014

O Professor Ricardo Mendes Barbosa iniciou seus trabalhos em nossa escola em Setembro deste ano e reuniu todas as atividades produzidas pelos seus alunos e realizando a 1ª Mostra de Arte de 2014. Os trabalhos foram baseados no currículo do Estado de São Paulo e as produções foram surpreendentes. As obras de arte produzidas foram expostas no espaço que será o futuro Laboratório da escola.  

ARTE INDÍGENA – 8º ANOS
A situação de Aprendizagem 6 do Volume II do 8º ano traz a “Cultura Africana e Cultura Indígena” como foco de estudo. Após várias pesquisas referentes ao tema, os alunos produziram belas garrafas com grafismo indígena.
As produções ficaram lindas!


MASCOTES DE FORMATURA – 9º ANOS
Seguindo as instruções do Caderno do Aluno do 9º ano, há a seguinte proposta: “Revendo projetos para a formatura”. Na qual os alunos deveriam produzir algo para celebrar o último ano no Ensino Fundamental.  Eles, com a ajuda do professor Ricardo, decidiram pela produção dos Mascotes. Com materiais reciclados, eles utilizaram  a técnica do papel machê  e cada mascote produzido ficou cheio de criatividade e encantou a todos que visitaram a Mostra.




OP-ART – 3ª SÉRIE A
 Com a 3ª série A, que não consta no currículo, O professor Ricardo resolveu apresentar a eles alguns movimentos da arte contemporânea entre elas a “Op art” que é um movimento artístico precursor da arte contemporânea e tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte. A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento. Os alunos amaram e os trabalhos ficaram lindos e envolventes! 






ILUMINURAS – INSTALAÇÕES – INTERVENÇÕES
Seguindo o Currículo do Estado de São Paulo, os alunos das 2ª séries A e B produziram diversas “Iluminuras – que são as artes de ilustrações dos livros antigos, manuscritos, preparados a mão, em geral destinados a ornamentar as primeiras letras de uma página, que ocupavam boa parte do espaço destinado ao texto. Os motivos das pinturas eram folhas, cipós, ramos, florais. Por vezes, a pintura margeava toda a página.”  A habilidade a ser desenvolvida era produzir uma poética pessoal ou colaborativa.  A criatividade foi total e cada um produziu a inicial do seu próprio nome, eles “envelheceram” cartolina com café e deixaram a imaginação solta. Produções que chamaram a atenção de todos.


Os alunos das 1ª séries A, B e C trabalharam com intervenções e instalações.


Este foi um mosaico/quebra-cabeça que tentou despertar interesse pela vida através da poesia.






Para a produção deste painel, foi preciso passar por várias etapas. Aprenderam técnicas para traçar as proporções da cabeça, escolheram um colega de modelo e utilizaram o chiaroscuro ao estilo expressionista para refletirem sobre a temática proposta que era a evasão escolar, um assunto muito significativo para a atualidade da educação brasileira. 




Esta instalação ficou sensacional! Pois simboliza a “limpeza” que a política do nosso país vem passando. Uma crítica que é primordial para nossos alunos que serão e alguns já são, os eleitores de amanhã e este senso crítico faz parte do protagonismo juvenil.




Outras intervenções foram feitas pela escola com mensagens reflexivas e visuais.



Esta “Mostra de Arte” ficará marcada para a história da nossa escola. Os alunos, quando viram que seus trabalhados seriam valorizados, se empenharam muito mais, com isso, a aprendizagem aconteceu de forma natural e muito mais atrativa.  Todos ganharam, pois a comunidade escolar pode apreciar verdadeiras obras de arte. Parabéns Professor Ricardo e seus alunos.