O Professor Ricardo Mendes Barbosa
iniciou seus trabalhos em nossa escola em Setembro deste ano e reuniu todas as
atividades produzidas pelos seus alunos e realizando a 1ª Mostra de Arte de
2014. Os trabalhos foram baseados no currículo do Estado de São Paulo e as
produções foram surpreendentes. As obras de arte produzidas foram expostas no
espaço que será o futuro Laboratório da escola.
ARTE INDÍGENA – 8º ANOS
A situação de Aprendizagem 6 do Volume II do 8º ano traz a “Cultura Africana
e Cultura Indígena” como foco de estudo. Após várias pesquisas referentes ao
tema, os alunos produziram belas garrafas com grafismo indígena.
As
produções ficaram lindas!
MASCOTES DE FORMATURA – 9º ANOS
Seguindo as instruções do Caderno do Aluno do
9º ano, há a seguinte proposta: “Revendo projetos para a formatura”. Na qual os
alunos deveriam produzir algo para celebrar o último ano no Ensino Fundamental. Eles, com a ajuda do professor Ricardo,
decidiram pela produção dos Mascotes. Com materiais reciclados, eles
utilizaram a técnica do papel machê e cada mascote produzido ficou cheio de
criatividade e encantou a todos que visitaram a Mostra.
OP-ART
– 3ª SÉRIE A
Com
a 3ª série A, que não consta no currículo, O professor Ricardo resolveu
apresentar a eles alguns movimentos da arte contemporânea entre elas a “Op
art” que é um
movimento artístico precursor da arte contemporânea e tem por objetivo dar
movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no
aprimoramento dessa arte. A op-art é produzida através da combinação de figuras
geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao
espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento. Os alunos
amaram e os trabalhos ficaram lindos e envolventes!
ILUMINURAS –
INSTALAÇÕES – INTERVENÇÕES
Seguindo o
Currículo do Estado de São Paulo, os alunos das 2ª séries A e B produziram diversas
“Iluminuras – que são as artes de ilustrações dos livros antigos, manuscritos,
preparados a mão, em geral destinados a ornamentar as primeiras letras de uma
página, que ocupavam boa parte do espaço destinado ao texto. Os motivos das
pinturas eram folhas, cipós, ramos, florais. Por vezes, a pintura margeava toda
a página.” A habilidade a ser desenvolvida era produzir uma poética pessoal ou
colaborativa. A criatividade foi total e
cada um produziu a inicial do seu próprio nome, eles “envelheceram” cartolina
com café e deixaram a imaginação solta. Produções que chamaram a atenção de
todos.
Os
alunos das 1ª séries A, B e C trabalharam com intervenções e instalações.
Este foi um mosaico/quebra-cabeça que tentou despertar interesse pela
vida através da poesia.
Para a produção deste painel, foi preciso passar por várias etapas. Aprenderam
técnicas para traçar as proporções da cabeça, escolheram um colega de modelo e
utilizaram o chiaroscuro ao estilo
expressionista para refletirem sobre a temática proposta que era a evasão
escolar, um assunto muito significativo para a atualidade da educação
brasileira.
Esta instalação ficou sensacional! Pois simboliza a
“limpeza” que a política do nosso país vem passando. Uma crítica que é
primordial para nossos alunos que serão e alguns já são, os eleitores de amanhã
e este senso crítico faz parte do protagonismo juvenil.
Outras intervenções foram feitas pela escola com
mensagens reflexivas e visuais.
Esta “Mostra de Arte” ficará marcada para a história da nossa escola.
Os alunos, quando viram que seus trabalhados seriam valorizados, se empenharam
muito mais, com isso, a aprendizagem aconteceu de forma natural e muito mais
atrativa. Todos ganharam, pois a
comunidade escolar pode apreciar verdadeiras obras de arte. Parabéns Professor
Ricardo e seus alunos.