segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Diploma de "Bom Leitor III"

Mais um aluno conseguiu seu Diploma de “Bom Leitor” e desta vez foi a aluna Michele Comunian Pereira do 8º ano C. Ela leu os seguintes livros: Raptada; Soul Love; A mão e a luva e Depois que você morreu.
Todos os alunos podem ter o seu Diploma também, basta retirar quatro livros e preencher a ficha com um breve resumo sobre o que foi lido! Esta é uma bela ação que visa as capacidades leitora e escritora e só é possível devido a parceria com as Professoras da Biblioteca. Obrigada Professoras Marilene, Valéria e Belmira pela colaboração e parabéns Michele, a escola tem certeza de que este será o primeiro de muitos outros Diplomas que você receberá!


Blog - Frevolândia

Vamos prestigiar o blog da aluna Izabelle - 1ª série C

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Variedade Linguística

A Professora Emyle, da disciplina de Português, está trabalhando a variedade linguística com seus alunos do 8º ano C. A variedade linguística é muito rica em nosso país, e as gírias fazem parte dela!
Os alunos tendo esse entendimento de mais uma variedade produziram o Dicionário de Gírias e montaram um belo e interessante painel no pátio da escola.
A garotada está se divertindo muito e aprendendo de modo muito atrativo!
Parabéns professora e alunos pelo belo trabalho!






Equipe Gestora

Projeto Nossa Língua Portuguesa

A atualização do mural do projeto “Nossa Língua Portuguesa” está um verdadeiro show de bola! Você já leu???? Não??? Poxa vida, está perdendo tempo!












Parabéns Professoras Claudia e Soraia, vocês são exemplos de ótimas profissionais. A educação agradece!
Equipe Gestora

Crônicas - Profª Claudia - Língua Portuguesa


Lembranças do meu adorado Rato
Quando tinha 5 anos ganhei meu primeiro bichinho de estimação de meu pai Geraldo, que o chamei de Focinho, a minha paixão era aquele ratinho fofinho, eu ia ao mercado lá estava ele, ia a praça e Focinho estava lá. Mas logo que o ganhei levei para a minha escola escondido coisas de criança, fiz de tudo para que ele pudesse ter ar e ficasse bem escondido mesmo. Chegando lá no momento de ir pegar meu material dei um grito de tremer, todos olharam para mim assustados e a professora disse:
-Madalena por que está gritando desta maneira?
-Meu rato sumiu!
A escola parou atrás do rato de Madalena uns ajudando na busca, outros gritando de pavor e nada de ele aparecer, foi o dia mais triste que uma criança poderia ter, até que ligaram para minha mãe Dorotéia e meu pai Geraldo e eles vieram imediatamente.
Depois de levar uma advertência fui para casa chorando e abri minha mochila para pegar o chocolate que afogava minhas mágoas e bam! Lá estava o meu Focinho sai pulando de alegria.
Daquele dia em diante aprendi a lição, mas minhas ideias e sonhos de criança não terminaram. Ah, quantas lembranças de meu adorado rato!
autora: Tamires Costa 1 ano D




Chevrolet OPALA
        Quando criança, costumava brincar na rua atrás de casa, onde a estrada ainda era de chão batido, sem nenhum vestígio de asfalto, ou qualquer outra coisa do tipo, rodeada por flores plantadas por nossas vizinhas que enchiam o ar com um cheiro leve e adocicado. Em um desses dias rotineiros de uma criança comum, me deparei com um automóvel estacionado no final da rua, era grande e robusto, com a frente larga, tinha a tonalidade laranja e com duas enormes faixas pretas no capô.Como toda criança é curiosa, resolvi me aproximar um pouco mais do carro, seu interior, era todo de couro preto e havia detalhes em um tom de madeira em seu painel, com um grande símbolo estampado em seu enorme volante, como ainda não tinha um conhecimento sobre automóveis , resolvi voltar pra casa e deixar o grande veiculo pra trás. 
         Chegando em casa fiquei da janela do meu quarto admirando a beleza do automóvel, até que eu me deparei com um homem calvo, de estatura mediana descendo as escadas com uma chave na mão e indo em direção ao veículo, com um giro de chave o mesmo abriu a sua porta e de sentou suavemente em seu banco, fechando a porta delicadamente e dando a partida.Seu ronco era forte com leves acelerações, pedindo para ser guiado, o senhor por fim acelerou e partiu com o mesmo rua à cima, saindo desta forma do meu campo de visão.
  Com um lápis e uma borracha em mãos tentei fazer um réplica do símbolo que vi esculpido no centro de seu volante.Terminado o mesmo, levei-o até meu pai, que tinha um conhecimento bem maior que o meu neste tipo de assunto, ele pegou o caderno de minha mão, observou por alguns segundos aquele símbolo e me respondeu com sua voz rouca e cansada devido ao trabalho duro: 
          - Esse símbolo, meu filho, é da General Motors, conhecida também como Chevrolet.
          Instantaneamente abri um sorriso largo, de orelha a orelha, pegando o caderno da mão de meu pai e voltando a admirar o desenho, o símbolo da denominada Chevrolet. Meu pai olhando pra minha alegria, diz:
          -O que lhe chama tanta atenção neste desenho, meu filho? 
          Sem saber o que responder voltei ao meu quarto e continuei a admira-lo, perguntava a mim mesmo: "que carro é aquele?" , "O que um veículo tão exuberante faz em um lugar como esse?" .
          No dia seguinte, acordei cedo e como de costume, voltei até “ a rua dos fundos” como era chamada por nós ali da vila. O veículo estava lá novamente, já empoeirado devido a estrada não ser asfaltada, fiquei por horas o admirando, até que senti uma mão pesada e áspera me tocar a cabeça, era meu pai a me olhar com um olhar tranquilo e sereno, deslizando a mão sobre meus cabelos, me pergunta: 
           -É por isso que queria saber sobre aquele desenho, não é?
           Eu com a cabeça colada em seu corpo,faço um sinal de positivo.Ele apontou para o carro e me disse:
           -Aquele filho, é o Chevrolet Opala. 
           Meus olhos se arregalaram, meu coração bateu mais forte e acelerado, tinha realizado o que mais sonhava naqueles 3 dias: saber o nome do carro por qual me apaixonei.
           Na manhã seguinte, meu pai me levou para dar juma volta pelo bairro, paramos em uma panificadora ao lado de um telefone público para comprarmos pão e tomarmos café, ao lado da panificadora havia uma loja de brinquedos, onde encontrei uma miniatura daquele automóvel, que conseguiu tomar minha atenção, meu pai, vendo a felicidade estampada em meu rosto, contou os trocados que tinha na carteira e me comprou a miniatura. Fiquei dias e dias sem tirar o olho daquele brinquedo, que já havia ocupado o lugar de favorito.
           Os tempos se passaram e nunca mais vi o carro por lá, diziam que era de um sobrinho do vizinho que estava de passagem por lá,agora, me encontro com 19 anos, tenho meu próprio Opala, igualzinho aquele, a miniatura ainda fica na parte mais alta da escrivaninha do meu quarto, ao lado de muito outros. No fundo todos nós continuamos sempre crianças, o que realmente muda é o tamanho do brinquedo.
autor: Leonardo Rosso 1 ano C



Parabéns Tamires e Leonardo! Vocês arrasaram!
Equipe Gestora e Profª Claudia

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ATPC – Formação do Grupo Docente

A reunião de ATPC do dia 10/09 foi exclusivamente para formação da equipe docente. Tivemos a presença do PCNP Sr. Osvaldo (matemática) que ministrou uma oficina com o Soroban, na qual ensinou aos professores presente como trabalhar adição de forma diferente. Todos adoraram e pediram mais!! O Professor Osvaldo voltará em data futura para ensinar as demais operações matemáticas aos Professores.
Além do professor Osvaldo, tivemos a presença do Professor Márcio, da empresa Inter News Group, que palestrou sobre o tema: Bullying no ambiente escolar! A palestra foi excelente, pois esclareceu muitas dúvidas dos professores presentes. O Professor se prontificou em voltar para falar com todos os alunos do ensino fundamental.
A escola agradece a presença dos dois professores que enriqueceram a reunião, oferecendo novos conhecimentos aos presentes.


Oficina Soroban – Professor Osvaldo:




Palestra Bullying – Professor Márcio:





Ao final, a escola ofereceu, como forma de agradecimento, um mimo para cada um dos convidados.


Equipe Gestora

São Paulo Cia. de Dança

Os alunos do 8º ano C foram privilegiados, pois os mesmos, assim como muitas outras salas de outras escolas, foram convidados a assistir a apresentação da São Paulo Cia. de Dança, no Teatro Polytheama, através do programa “A escola em cena” do “Cultura é Currículo”. As apresentações foram maravilhosas e todos se encantaram com o que foi visto. A organização do evento foi um primor, os alunos se comportaram fantasticamente e tudo transcorreu na mais perfeita harmonia.  A escola agradece aos alunos, a Professora Emyle e a mãe, Senhora Simone que acompanharam a turminha. A Professora Emyle já havia trabalhado o livro “Dom Quixote de La Mancha” em sala de aula e lá tiveram a oportunidade de assistir a interpretação desta peça e “Quebra nozes” e “Dois a Dois”. A professora Emyle também preparou muito bem a turminha antes do evento, pois eles assistiram um Documentário que fala sobre as vestimentas dos bailarinos; com isso a professora enriqueceu a visita e solicitou relatórios das apresentações. Parabéns professora pela sua dedicação a educação e aos alunos. Uma experiência educativa que certamente jamais será esquecida por eles!

Fotos durante a visita:







Relatório do aluno Leonardo Ébano Jesus da Silva:








Parabéns a todos!

Equipe Gestora

Maquetes

A Professora Márcia, da disciplina de Arte, mesmo de licença gestante acompanha e orienta seus alunos para a confecção dos trabalhos. No início do mês os alunos dos sextos anos terminaram de confeccionar as maquetes referentes ao conteúdo “Planta baixa e desenho em 3 D” com a ajuda da Professora Áurea.

Os trabalhos ficaram lindos e merecem destaques! Parabéns professoras e alunos.