Srs. Responsáveis e alunos
Orientações sobre diversos
assuntos:
TODA A ESCOLA ESTÁ EM TRABALHO REMOTO, OU SEJA, TRABALHA EM CASA. APENAS
ALGUNS DIAS NA SEMANA HÁ FUNCIONÁRIOS NA ESCOLA. TODA GESTÃO FAZ PARTE DO GRUPO
DE RISCO, PORTANTO, NÃO TRABALHA NA ESCOLA.
PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO ENVIE E MAIL PARA:
e019835a@educacao.sp.gov.br assuntos administrativos/secretaria e falar com a Direção e
Vice Direção (não assuntos pedagógicos) TODO O PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS OCORRERÁ, PORÉM, FAREMOS
AGENDAMENTO PARA O ATENDIMENTO PRESENCIAL, SE NECESSÁRIO.
escolaalbertinafortarel@gmail.com assuntos pedagógicos (não sobre dúvidas de como fazer atividade)
Dúvidas
sobre atividade nos e mails dos professores no drive
QUEM NÃO TEM ACESSO À E MAILS, PODE MANDAR MENSAGEM OU ÁUDIO NO GRUPO DA SALA E O REPRESENTANTE REPASSA
PRA NÓS. INDIQUE COM QUEM VOCÊ QUER FALAR.
Recados escritos: Em
várias reuniões ano passado e em bilhete para todos os alunos novos, neste ano,
a direção informou o acesso ao blog, como meio de recados, porém deixa claro
que os que não tem acesso informem para receberem por escrito. Essa informação
também é repassada nas matrículas.
Em 20 de abril, solicitamos ajuda
dos representantes em encaminhar no grupo uma planilha elaborada pela direção
para pesquisarmos quem tem ou não acesso às mídias e acompanhamento das
atividades. Depois de obterem as respostas, os representantes preencheram as
planilhas com X no sim ou não, referente às perguntas e enviaram à direção. Os
alunos que não têm acesso, estão retirando e entregando atividades na escola. O
levantamento destes dados e devidas providências, ainda estão sendo tomadas
continuamente.
A PARTIR DE HOJE ENTRAREMOS EM
CONTATO TELEFÔNICO COM OS RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS QUE NÃO REALIZARAM
ATIVIDADES.
Representantes de classe:
É uma forma de estimular o protagonismo juvenil, além de ser inviável mandarmos
msg para todos os alunos, eles nos ajudam neste sentido. Temos dois por sala,
para justamente se dividirem com os encaminhamentos. Como um reforço, tudo publicado no blog é
também postado no grupo de representantes, é mais um meio de comunicação para
quem não tem acesso ao blog. Eles apenas têm que encaminhar os recados da
maneira que postamos. Outra atribuição, receber as dúvidas dos alunos e
encaminhar as mensagens à nós. Quanto às dúvidas de atividades, os alunos devem
tirar diretamente com o professor pelo drive. Alguns professores estão
solicitando auxílio dos representantes também com as atividades.
ATENÇÃO: PEÇO AOS PAIS E ALUNOS
QUE QUANDO TIVEREM DÚVIDA ESCREVAM OU GRAVEM ÁUDIO E APENAS ENCAMINHEM AO
REPRESENTANTE PARA QUE TAMBÉM ENCAMINHEM A NÓS. ASSIM NÃO SOBRECARREGA O
REPRESENTANTE DE TER QUE FICAR OUVINDO EXPLICAÇÕES....ELE APENAS TECLA E
ENCAMINHA.
POR OUTRO LADO, OS REPRESENTANTES
NÃO TÊM QUE FILTRAR INFORMAÇÃO OU TENTAR EXPLICAR, APENAS TECLEM E ENCAMINHEM
AS NOSSAS MENSAGENS DO JEITO QUE MANDAMOS.
Link de atividades, centro de
mídias: Na primeira semana mandamos atividades por whats app, depois
iniciamos no drive, algo novo. Entretanto, com as colocações dos pais e alunos,
foram feitas modificações para as novas serem postadas no início da tela. Também
procuramos reduzir a quantidade de atividades enviadas. Porém, aos poucos a
coordenadora vai conseguindo acompanhar o que e quanto estão
mandando e com isso já vai redobrando orientações a professores específicos.
Aulas em vídeo realizadas
pelos professores com explicação: Tudo é muito novo e o ideal seria que os
professores dessem aula explicando a matéria através de vídeo, entretanto essas
ferramentas estão chegando ainda e os professores, a gestão estão aprendendo a
lidar com as mídias tanto quanto os alunos e suas famílias. Alguns dão aula
através de vídeos, mas nem todos tem essa habilidade, e nem essa “obrigação”
conforme o próprio secretário da educação mencionou. O ensino não é EAD (Ensino
à distância) que tem toda uma estrutura planejada para acontecer. Estamos em
trabalho remoto que ocorreu de um dia para o outro. Estamos tentando fazer o
que é possível, mas sempre com desejo de melhorar cada vez mais. O que
precisamos é de colaboração, paciência de todos, para nos adequarmos a essas
mudanças. A Secretaria da Educação, fará uma “parada técnica” para orientar toda
a equipe escolar, conforme comunicado a ser postado a seguir.
Realização e prazos para
entrega de atividades: De fato tem
que ser estabelecido um prazo, mas todos os professores já foram orientados
quanto à flexibilização e checagem das
razões que impediram a entrega dos mesmos. O QUE NÃO É POSSÍVEL, É QUE SIMPLESMENTE O
ALUNO NÃO QUEIRA FAZER NADA. Para isso, está em andamento o acompanhamento nessa
questão, por parte da gestão e posterior análise junto às famílias. Por isso a
planilha enviada em 20 de abril aos representantes. OS ALUNOS NÃO ESTÃO DE FÉRIAS E NEM RECESSO,
NOSSO ESTADO ESTÁ CONTANDO ESSE PERÍODO COMO DIA LETIVO, PORTANTO, AS
ATIVIDADES DEVERÃO SER REALIZADAS, COMO SE ESTIVÉSSEMOS EM ATENDIMENTO
PRESENCIAL. Se você aluno, não conseguir
fazer por falta de explicação, mande assim mesmo para seu professor e diga isso
a ele, que tentaremos ver formas de que a explicação chegue à você. Se mesmo
assim, não for possível, no retorno, será dado um reforço.
O papel da escola é, por orientação da Secretaria da Educação,
possibilitar diversas formas de contato com todos os alunos para que ninguém
fique de fora. Por isso quem não tem acesso às mídias, retira e entrega na escola,
que tem a obrigação de imprimir os materiais para os alunos. Se mesmo assim,
através de justificativa do responsável pelo aluno, para a gestão, alguém não
puder fazer e em entregar, este aluno vai ter que fazer tudo no retorno e
participar da recuperação.
Retorno e recuperação: No retorno, faremos avaliações para
diagnosticarmos o que de fato o aluno aprendeu. A partir do resultado, os
professores retomarão os conteúdos e habilidades e avaliarão novamente.
Critério de notas e presença: Neste primeiro bimestre, cada
professor estabeleceu um critério de notas de acordo com as atividades
presenciais realizadas antes da pandemia e após. Eles mesmos passarão aos alunos da forma que
acharem melhor, pelo drive, whats app... a partir de 08 de junho, bem como
farão divulgação das notas. Não ficará disponível na SED (secretaria escolar
digital), porque só poderá ser liberada após todos os alunos receberem as notas
e ainda temos alunos que não realizaram nenhuma atividade (vamos checar com as
famílias as razões). Para professores que deram “prova”, não se preocupem,
apenas para terem uma ideia do que os alunos aprenderam. A entrega das atividades por si só, já conta e outros fatores também
serão analisados em cada caso.
Para o próximo bimestre,
estabeleceremos critérios e passaremos no blog em junho.
Quanto à presença, entrega de
100% das atividades garante 100% de presença no período da pandemia. Quem não
entregar nada, neste momento não terá nota e esses casos específicos, apenas
determinaremos após conversa com as suas respectivas famílias.
A Direção