quarta-feira, 24 de abril de 2024

Plataformas Educacionais

 


Tendo como foco a recomposição da aprendizagem e a melhoria contínua da qualidade de ensino e do desempenho escolar dos alunos e no preparo desses jovens na era digital e do conhecimento, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, investiu em parcerias com empresas internacionais para a implementação de Plataformas Educacionais, a serem utilizadas como ferramentas de apoio à aprendizagem.  O objetivo é aprimorar o processo de aprendizagem por meio da disponibilização de ferramentas e recursos pedagógicos tecnológicos aos professores e alunos, estimulando a incorporação de novas tecnologias em sala de aula. 

A adoção de plataformas digitais de ensino-aprendizagem no ensino básico pode trazer diversos benefícios para o processo educativo dos alunos. Essas plataformas oferecem recursos interativos, conteúdo multimídia e ferramentas de comunicação, o que pode enriquecer a experiência de aprendizagem, engajar os estudantes e facilitar o acesso ao conhecimento. Além disso, as plataformas digitais permitem a personalização do ensino, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e promovendo um aprendizado mais adaptado e efetivo. Elas também possibilitam o desenvolvimento de habilidades digitais, essenciais para a vida e o trabalho no século XXI. Ao adotar essas plataformas, a SEDUC amplia as oportunidades de aprendizado e promove a inclusão digital, reduzindo as desigualdades educacionais.


PLATAFORMA EDUCACIONAL - KHAN ACADEMY

A plataforma educacional Khan Academy tem como intencionalidade pedagógica apoiar a compreensão dos níveis de aprendizagem individual dos estudantes, facilitando seu diagnóstico e amparando a seleção de recursos para fortalecer e diversificar as práticas pedagógicas em Matemática. Além disso tem como intenção possibilitar a construção de trilhas personalizadas através da interação entre estudantes e a plataforma, respeitando os diferentes ritmos e níveis de aprendizagem e de facilitar atividades de avaliação do processo de aprendizagem em sala de aula.

Para integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar:

📌Utilização nas aulas de Matemática, em consonância ao Material Digital - programação na Sequência didática de 1x por semana na 1ª série e 1x por quinzena nas 2ªs e 3ªs séries;

📌Uso semanal nas Orientações de Estudos da PEI Ensino Médio: 1ª à 3ª série;  


Objetivo: Mínimo de 2 atividades concluídas por estudante na semana.


Principais Recursos:

1.    Tecnologia adaptativa e gamificada para estudantes e docentes, ofertando conteúdos, materiais e atividades conforme a proficiência demonstrada;

2.    Cursos e vídeos online gratuitos para estudantes e docentes;

3.    Exercícios e testes autocorrigidos;

4.    Currículo alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista;

5.    Ferramentas para avaliações diagnóstica,

6.    formativa e somativa;

7.    Relatórios em tempo real.


PLATAFORMA EDUCACIONAL - MATIFIC

A plataforma educacional Matific tem como intencionalidade pedagógica apoiar no desenvolvimento de conceitos matemáticos estimulando o aprendizado do Componente Curricular de forma lúdica e concreta. Além de na resolução de problemas matemáticos de maneira espiralada, estimulando uma forma ativa de aprendizado e apoiar na personalização do processo de aprendizagem da matemática, valorizando todos os níveis de conhecimento.

Para integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar: 

📌Utilização nas aulas de Matemática, em consonância ao Material Digital - programação na Sequência didática de 1x por semana em todo o Ensino Fundamental;

📌Uso semanal nas Orientações de Estudos; 


Objetivo: Mínimo de 02 atividades concluídas por estudante na semana.

Principais Recursos:

1.Tecnologia adaptativa para estudantes e docentes, ofertando conteúdos, materiais e atividades conforme a proficiência demonstrada;

2. Jogos e situações problema autocorrigidos para docentes;

3. Currículo alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista;

4. Ferramentas para avaliações diagnóstica, formativa e somativa;

5. Relatórios de engajamento, desempenho e progressão de aprendizagem em diversos níveis, para estudantes, docentes e gestores;

6.  Sugestão de mais de 600 planos de aula para docentes.



PLATAFORMA EDUCACIONAL - REDAÇÃO PAULISTA

A plataforma educacional Redação Paulista tem como intencionalidade pedagógica o fortalecimento da competência escritora dos(as) estudantes da rede do estado de São Paulo através de uma plataforma que amplie as possibilidades de aprendizagem do(a) estudante durante o processo de escrita, bem como ampare e apoie a correção e devolutiva docente, gerando dados para uma intervenção direcionada e efetiva.

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar que seja utilizada nas seguintes condições: 

📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Língua Portuguesa, com no mínimo 1 aula semanal dedicada à Leitura e Redação nas plataformas.

📌Ensino Médio: componente curricular de Redação e Leitura com 2 aulas semanais.


Objetivo: Mínimo de 01 redação realizada para cada estudante  por mês / 02 por bimestral.

Principais Recursos:

1.    Propostas de redação do 6º ano à 3ª série, alinhadas ao Material Digital;

2.    Propostas de redação no Ensino Médio para desenvolver habilidades de escrita voltadas para o Provão Paulista, ENEM e vestibulares;

3.    Critérios avaliativos de acordo com cada gênero textual;

4.    Envio da proposta realizado pelo(a) docente (não é automático);

5.    Possibilidade de correção automática, correção docente, devolutiva e reescrita.

6.    Novidade: Assistente de Correção - além da correção ortográfica automática, agora, o assistente retorna com sugestão de nota e comentário para cada um dos critérios avaliativos do gênero, quando o estudante envia a redação para o professor.

7.    O professor pode editar as notas dos critérios bem como os comentários (usar parte da sugestão, usá-la inteiramente ou não a usar), bem como inserir seus próprios comentários para o estudante, ou seja, o(a) aluno(a) não recebe nada que não passe antes por seu professor! 



PLATAFORMA EDUCACIONAL -  LEIA SP

A plataforma educacional Leia São Paulo tem como intencionalidade pedagógica incentivar a leitura por fruição, bem como apoiar os(as) estudantes da rede do Estado de São Paulo no desenvolvimento de competências leitoras (como compreensão da obra, análise crítica, reflexão e intervenção na sua realidade).

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições: 

📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Língua Portuguesa, com no mínimo 1 aula semanal dedicada à Leitura e Redação nas plataformas;

📌Ensino Médio: componente curricular de Redação e Leitura com 2 aulas semanais. 


Objetivo: Mínimo de 1 livro lido para cada estudante por bimestre.

Principais Recursos:

1.    Acesso ilimitado a + 90 obras literárias e não literárias, selecionadas a partir dos seguintes critérios: 1.     Títulos mais pedidos pelos(as) estudantes da rede (Escuta Democrática/Sala de Leitura); 2. Listas de leitura Fuvest e Unicamp; 3. Obras indicadas pelo MEC/PNLD Literário;

2.    Autonomia do(a) estudante na escolha de livros do seu interesse > Fomento da leitura de fruição!

3.   Atividades ao longo da leitura > Acompanhamento, avaliação e intervenção para o desenvolvimento de competências leitoras.

4.    Recursos de acessibilidade: audiolivro; zoom; ajuste de fonte, ajuste de cor.

5.    Possibilidade de leituras ilimitadas e em qualquer lugar!

6.    Geração de dados de engajamento e aprendizagem para apoiar intervenções docentes. 


PLATAFORMA EDUCACIONAL - ALURA

A plataforma Alura tem por intencionalidade pedagógica apoiar o desenvolvimento de competências associadas ao pensamento computacional e à cultura digital como colaboração, pensamento crítico e analítico e criatividade, previstas na BNCC e nas Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Educação do Estado de São Paulo.

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições:

📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Tecnologia e Inovação, com 2 aulas semanais.

📌Ensino Médio: componente curricular de Tecnologia e Robótica, com 2 aulas semanais. 


Objetivo: Entregar no mínimo  1 projeto por estudante a cada mês.  

Principais Recursos:

1.    Todo o material didático está na plataforma;

2.    Material de apoio ao professor com gabarito das atividades disponível para consumo offline;

3.    Curso específico sobre pensamento computacional para professores da educação básica;

4.    Atividades e projetos para avaliações formativas e somativas.


Informações de acesso: 

Acesso é feito pelo CMSP, tanto web, quanto celular;

Não é necessário novo login dentro da plataforma;

Tutorial para estudar e ensinar com a Alura (Link abaixo);

Formações para professores acontecerão em ATPC, disponível a partir do início das aulas, no AVA EFAPE.


PLATAFORMA EDUCACIONAL - PREPARA SÃO PAULO / ME SALVA!

A plataforma educacional Prepara São Paulo / Me Salva! tem como Intencionalidade pedagógica fortalecer a preparação dos estudantes paulistas do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Provão Paulista e vestibulares regionais, incentivando o ingresso ao Ensino Superior como continuação dos seus estudos e passo para a realização dos seus projetos de vida.

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições: 

📌1ª e 2ª série do EM: uso extracurricular no apoio dos estudantes interessados em se prepararem para o vestibular desde o início do Ensino Médio.

📌3ª série do EM: componente curricular Aceleração para Vestibular com 3 aulas semanais.

Principais Recursos:

1.Plano de estudos personalizado de acordo com tempo de estudos disponível e conteúdos mais frequentes no ENEM;

2. Videoaulas com conteúdo abordado no ENEM e vestibulares das quatro áreas do conhecimento;

3. Exercícios de aprofundamento e entendimento dos conceitos de acordo com formato que podem ser abordados nas avaliações de ingresso ao Ensino Superior;

4. Simulados e provas anteriores do ENEM e vestibulares para prática e aprendizado sobre a estrutura da avaliação;

5. Conteúdos de apoio emocional durante os estudos prévios e preparação para a prova.