PLATAFORMA EDUCACIONAL - KHAN ACADEMY
A plataforma educacional Khan Academy tem como intencionalidade pedagógica apoiar a compreensão dos níveis de aprendizagem individual dos estudantes, facilitando seu diagnóstico e amparando a seleção de recursos para fortalecer e diversificar as práticas pedagógicas em Matemática. Além disso tem como intenção possibilitar a construção de trilhas personalizadas através da interação entre estudantes e a plataforma, respeitando os diferentes ritmos e níveis de aprendizagem e de facilitar atividades de avaliação do processo de aprendizagem em sala de aula.
Para integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar:
📌Utilização nas aulas de Matemática, em consonância ao Material Digital - programação na Sequência didática de 1x por semana na 1ª série e 1x por quinzena nas 2ªs e 3ªs séries;
📌Uso semanal nas Orientações de Estudos da PEI Ensino Médio: 1ª à 3ª série;
Objetivo: Mínimo de 2 atividades concluídas por estudante na semana.
Principais Recursos:
1. Tecnologia adaptativa e gamificada para estudantes e docentes, ofertando conteúdos, materiais e atividades conforme a proficiência demonstrada;
2. Cursos e vídeos online gratuitos para estudantes e docentes;
3. Exercícios e testes autocorrigidos;
4. Currículo alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista;
5. Ferramentas para avaliações diagnóstica,
6. formativa e somativa;
7. Relatórios em tempo real.
PLATAFORMA EDUCACIONAL - MATIFIC
A plataforma educacional Matific tem como intencionalidade pedagógica apoiar no desenvolvimento de conceitos matemáticos estimulando o aprendizado do Componente Curricular de forma lúdica e concreta. Além de na resolução de problemas matemáticos de maneira espiralada, estimulando uma forma ativa de aprendizado e apoiar na personalização do processo de aprendizagem da matemática, valorizando todos os níveis de conhecimento.
Para integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar:
📌Utilização nas aulas de Matemática, em consonância ao Material Digital - programação na Sequência didática de 1x por semana em todo o Ensino Fundamental;
📌Uso semanal nas Orientações de Estudos;
Objetivo: Mínimo de 02 atividades concluídas por estudante na semana.
Principais Recursos:
1.Tecnologia adaptativa para estudantes e docentes, ofertando conteúdos, materiais e atividades conforme a proficiência demonstrada;
2. Jogos e situações problema autocorrigidos para docentes;
3. Currículo alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista;
4. Ferramentas para avaliações diagnóstica, formativa e somativa;
5. Relatórios de engajamento, desempenho e progressão de aprendizagem em diversos níveis, para estudantes, docentes e gestores;
6. Sugestão de mais de 600 planos de aula para docentes.
PLATAFORMA EDUCACIONAL - REDAÇÃO PAULISTA
A plataforma educacional Redação Paulista tem como intencionalidade pedagógica o fortalecimento da competência escritora dos(as) estudantes da rede do estado de São Paulo através de uma plataforma que amplie as possibilidades de aprendizagem do(a) estudante durante o processo de escrita, bem como ampare e apoie a correção e devolutiva docente, gerando dados para uma intervenção direcionada e efetiva.
Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar que seja utilizada nas seguintes condições:
📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Língua Portuguesa, com no mínimo 1 aula semanal dedicada à Leitura e Redação nas plataformas.
📌Ensino Médio: componente curricular de Redação e Leitura com 2 aulas semanais.
Objetivo: Mínimo de 01 redação realizada para cada estudante por mês / 02 por bimestral.
Principais Recursos:
1. Propostas de redação do 6º ano à 3ª série, alinhadas ao Material Digital;
2. Propostas de redação no Ensino Médio para desenvolver habilidades de escrita voltadas para o Provão Paulista, ENEM e vestibulares;
3. Critérios avaliativos de acordo com cada gênero textual;
4. Envio da proposta realizado pelo(a) docente (não é automático);
5. Possibilidade de correção automática, correção docente, devolutiva e reescrita.
6. Novidade: Assistente de Correção - além da correção ortográfica automática, agora, o assistente retorna com sugestão de nota e comentário para cada um dos critérios avaliativos do gênero, quando o estudante envia a redação para o professor.
7. O professor pode editar as notas dos critérios bem como os comentários (usar parte da sugestão, usá-la inteiramente ou não a usar), bem como inserir seus próprios comentários para o estudante, ou seja, o(a) aluno(a) não recebe nada que não passe antes por seu professor!
PLATAFORMA EDUCACIONAL - LEIA SP
A plataforma educacional Leia São Paulo tem como intencionalidade pedagógica incentivar a leitura por fruição, bem como apoiar os(as) estudantes da rede do Estado de São Paulo no desenvolvimento de competências leitoras (como compreensão da obra, análise crítica, reflexão e intervenção na sua realidade).
Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições:
📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Língua Portuguesa, com no mínimo 1 aula semanal dedicada à Leitura e Redação nas plataformas;
📌Ensino Médio: componente curricular de Redação e Leitura com 2 aulas semanais.
Objetivo: Mínimo de 1 livro lido para cada estudante por bimestre.
Principais Recursos:
1. Acesso ilimitado a + 90 obras literárias e não literárias, selecionadas a partir dos seguintes critérios: 1. Títulos mais pedidos pelos(as) estudantes da rede (Escuta Democrática/Sala de Leitura); 2. Listas de leitura Fuvest e Unicamp; 3. Obras indicadas pelo MEC/PNLD Literário;
2. Autonomia do(a) estudante na escolha de livros do seu interesse > Fomento da leitura de fruição!
3. Atividades ao longo da leitura > Acompanhamento, avaliação e intervenção para o desenvolvimento de competências leitoras.
4. Recursos de acessibilidade: audiolivro; zoom; ajuste de fonte, ajuste de cor.
5. Possibilidade de leituras ilimitadas e em qualquer lugar!
6. Geração de dados de engajamento e aprendizagem para apoiar intervenções docentes.
PLATAFORMA EDUCACIONAL - ALURA
A plataforma Alura tem por intencionalidade pedagógica apoiar o desenvolvimento de competências associadas ao pensamento computacional e à cultura digital como colaboração, pensamento crítico e analítico e criatividade, previstas na BNCC e nas Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Educação do Estado de São Paulo.
Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições:
📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Tecnologia e Inovação, com 2 aulas semanais.
📌Ensino Médio: componente curricular de Tecnologia e Robótica, com 2 aulas semanais.
Objetivo: Entregar no mínimo 1 projeto por estudante a cada mês.
Principais Recursos:
1. Todo o material didático está na plataforma;
2. Material de apoio ao professor com gabarito das atividades disponível para consumo offline;
3. Curso específico sobre pensamento computacional para professores da educação básica;
4. Atividades e projetos para avaliações formativas e somativas.
Informações de acesso:
Acesso é feito pelo CMSP, tanto web, quanto celular;
Não é necessário novo login dentro da plataforma;
Tutorial para estudar e ensinar com a Alura (Link abaixo);
Formações para professores acontecerão em ATPC, disponível a partir do início das aulas, no AVA EFAPE.
PLATAFORMA EDUCACIONAL - PREPARA SÃO PAULO / ME SALVA!
A plataforma educacional Prepara São Paulo / Me Salva! tem como Intencionalidade pedagógica fortalecer a preparação dos estudantes paulistas do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Provão Paulista e vestibulares regionais, incentivando o ingresso ao Ensino Superior como continuação dos seus estudos e passo para a realização dos seus projetos de vida.
Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições:
📌1ª e 2ª série do EM: uso extracurricular no apoio dos estudantes interessados em se prepararem para o vestibular desde o início do Ensino Médio.
📌3ª série do EM: componente curricular Aceleração para Vestibular com 3 aulas semanais.
Principais Recursos:
1.Plano de estudos personalizado de acordo com tempo de estudos disponível e conteúdos mais frequentes no ENEM;
2. Videoaulas com conteúdo abordado no ENEM e vestibulares das quatro áreas do conhecimento;
3. Exercícios de aprofundamento e entendimento dos conceitos de acordo com formato que podem ser abordados nas avaliações de ingresso ao Ensino Superior;
4. Simulados e provas anteriores do ENEM e vestibulares para prática e aprendizado sobre a estrutura da avaliação;
5. Conteúdos de apoio emocional durante os estudos prévios e preparação para a prova.